Yoga para crianças ganha espaço nas escolas da capital
- Priscila Cabrera
- 30 de mai. de 2018
- 1 min de leitura

O yoga aos poucos está se consolidando como atividade extracurricular nos colégios da capital. A prática tem como objetivo elevar a capacidade de concentração e relaxamento de crianças e jovens, contribuindo com o desenvolvimento mais saudável. Juliana Rosa, diretora da escola Balasana Yoga Kids Brasil, que coordena a atividade em cinco escolas de Porto alegre, entre elas o Colégio Farroupilha, destaca a importância para os pequenos: “A prática do yoga tem demonstrado um impacto positivo na escola, trabalhando o potencial interior de crianças e jovens, que tomam consciência do seu corpo, da sua relação consigo mesmo e do seu autocontrole”. De forma lúdica e divertida, a atividade é desenvolvida dentro da sala de aula, num trabalho que inclui coletividade, noção de espaço, imaginação por meio de histórias, danças e brincadeiras.
Para a psicóloga Rachel Caron, a prática do yoga pode trazer uma série de benefícios ao desenvolvimento das crianças, principalmente nos dias de hoje em que a oferta de atividades que envolvam corpo e mente estão cada vez mais afastadas de nossas rotinas:
“Correr, subir em árvores, imitar os animais foram sendo substituídos por jogos em tablets e celulares, vídeos e uma enxurrada de informações que as crianças têm acesso cada vez mais precocemente. O corpo é o instrumento que temos para experimentar a vida, e precisamos, desde cedo, ensinar aos nossos pequenos a não negligenciá-lo”, ressalta Rachel.
A escola Balasana é a única em Porto Alegre que também atua com crianças e adolescentes com deficiência. Segundo Juliana, que é certificada em Yoga for Special Child, The Sonia Sumar Method, “o yoga é uma prática totalmente inclusiva, para todos, respeitando as limitações de cada um”.
Comments